Ingressos
Atrações

Internacionais

Reiner Stach

Reiner Stach nasceu em 1951, em Rochlitz, no estado da Saxônia, e vive hoje como escritor em Berlim. Depois de estudar Filosofia, Literatura e Matemática e de ter concluído seu doutorado, atuou primeiramente como editor. Em 1999, foi curador da exposição “A noiva de Kafka”, concebida a partir do espólio de Felice Bauer, ex-noiva do escritor. Além de outros livros sobre vida e obra de Kafka, Reiner Stach escreveu uma monumental biografia em três volumes, sendo dois já lançados no Brasil: “Kafka, os anos decisivos”, sobre o período entre 1910 e 1915, anos nos quais Kafka escreveu, num breve espaço de tempo, “O veredicto”, “A metamorfose”, “O desaparecido (América)” e “O processo”. E “Kafka, os anos decisivos”, que abarca o período que vai de 1916 até a morte de Kafka em 1924. Pela primeira vez no Brasil, Stach vem ao Flipomerode mostrar sua visão peculiar sobre a vida e a época de Franz Kafka.

Reiner estará no festival no dia 15 de setembro, para uma palestra exclusiva e sessão de autógrafos.

Susanne Strasser

Mestra dos contos acumulativos, rítmicos ou de repetição, a escritora e ilustradora tem cinco livros publicados no Brasil: “Posso ficar no meio”, “Muito cansado e bem acordado”, “Bem lá no alto”, “Baleia na banheira” e “A raposa vai de carro”. Em sua primeira passagem pelo Brasil, Strasser traz ao Flipomerode suas experiências sobre escrever, ler e ilustrar para crianças. Susanne nasceu em 1976, na cidade de Erding, Alemanha. Estudou comunicação e design em Londres e Munique, e tem hoje reconhecimento internacional por seu trabalho -- ela já foi destaque na Bienal de Ilustrações de Bratislava e tem um livro adaptado para o cinema (Das Märchen von der Prinzessin, 2013). Atualmente, vive em Munique com a família.

Susanne estará no festival no dia 12 de setembro, para um debate e uma sessão de autógrafos.

Brasil

Aline Bei

Nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em artes cênicas pelo teatro-escola Célia Helena. Seu romance de estreia, “O peso do pássaro morto”, foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. “Pequena coreografia do adeus” é seu segundo livro.

Aline estará no festival no dia 14 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Bernardo Carvalho

Nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. Publicou o volume de contos “Aberração” e os romances “Onze”, “Os bêbados e os sonâmbulos”, “Teatro”, “As iniciais”, “Medo de Sade”, “Nove noites”, “Mongólia”, “O sol se põe em São Paulo”, “O filho da mãe”, “Reprodução”, “Simpatia pelo demônio”, “O último gozo do mundo” e “Os substitutos”, todos lançados pela Companhia das Letras.

Bernardo estará no festival no dia 14 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Catarina Portinho-Nauiack

Graduada em Licenciatura Alemão e Português pela UFPR (2009) e mestra em Alemão como Língua Estrangeira pelo programa bilateral entre a UFPR e a Universität Leipzig (2011). Desde 2019 é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, na área de Alemão como língua estrangeira.

Catarina estará no festival no dia 15 de setembro, para um painel sobre bolsas e intercâmbios na Alemanha e Áustria.

Cristina Rettenberger

Primeira professora-leitora da Áustria no Brasil pela OeAD, a Agência Austríaca de Cooperação Internacional em Educação e Pesquisa. Concluiu mestrado em Alemão como língua estrangeira e segunda língua em Viena. Como professora, lecionou na Áustria, Equador, Vietnã, Portugal.

Cristina estará no festival no dia 15 de setembro, para um painel sobre bolsas e intercâmbios na Alemanha e Áustria.

Estrela Leminski

Escritora e compositora brasileira, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. De origem parental multiétnica e plural, é formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Música Popular Brasileira e mestra em Música e em Musicologia em Valladolid (Espanha). Em 2014, lançou o projeto Leminskanções, que resgata o lado compositor do seu pai que, segundo ela, é mais lembrado pela poesia. Publicou os livros “Cupido, cuspido, escarrado”, “Poesia é Não” e “Quando a inocência morreu”.

Estrela estará no festival no dia 14 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos, e no dia 15 de setembro, para um show com Téo Ruiz.

Gisele Eberspächer

Doutoranda e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Como parte do doutorado, fez um estágio de pesquisa no Interuniversitärer Forschungsverbund Elfriede Jelinek, em Viena. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011) e é bacharel em Letras (Português-Alemão), com ênfase em Tradução, pela Universidade Federal do Paraná. É jornalista, tradutora e booktuber.

Gisele estará no festival no dia 15 de setembro, para a mediação de um debate.

Joca Reiners Terron

Nasceu em Cuiabá, em 1968. Publicou, entre outros, “Do fundo do poço se vê a lua” (Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, 2010), “Noite dentro da noite”, “A morte e o meteoro”, “O riso dos ratos” e “A morte e o meteoro”.

Joca estará no festival no dia 14 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Marcelo Backes

É doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Friburgo em Brisgóvia na Alemanha. Backes conferenciou nas Universidades de Freiburg e de Viena, em Frankfurt e em Berlim, sempre debatendo temas das literaturas brasileira e alemã, da tradução e da crítica literária. Organizou e prefaciou dezenas de obras e traduziu – muitas vezes em edições comentadas – diversos clássicos alemães, entre eles Brecht, Arthur Schnitzler, Heinrich Heine, Goethe e Schiller. De Kafka, traduziu “Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras histórias”, “A metamorfose”, “O processo” e “Carta ao pai”. Em 2015 Backes foi o primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Nacional da Áustria pelo conjunto de sua obra traduzida. Em 2014, já havia ganho o Prêmio Paulo Rónai da Biblioteca Nacional pela tradução de “Michael Kohlhaas” de Heinrich von Kleist. Seus últimos livros “Três traidores e uns outros” (2010), “O Último Minuto” (2013) e “A Casa cai” (2014).

Marcelo estará no festival no dia 15 de setembro, para ministrar a oficina “Ler, traduzir e escrever com Kakfa” e para apresentar e mediar a conversa com o escritor alemão Reiner Stach.

Natalia Timerman

Nasceu em 1981, em São Paulo. É médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. Publicou “Desterros: histórias de um hospital-prisão” e a coletânea de contos “Rachaduras”, finalista do prêmio jabuti. Publicou os romances “Copo vazio” e “As pequenas chances”.

Natalia estará no festival no dia 14 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Ricardo Aleixo

Poeta, músico, performer e pesquisador intermídia, Ricardo Aleixo é um dos grandes artistas brasileiros contemporâneos. Seus livros mais recentes, a antologia “Pesado demais para a ventania” (Todavia), as memórias de “Sonhei com o anjo da guarda a noite toda” (Todavia) e o recém-lançado “Tornei de Luanda um Kota (Lira/Impressões de Minas) são grandes exemplos de sua voz única no panorama nacional.

Ricardo estará no festival no dia 14 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Sabine Reiter

Mestra em Allgemeine und Germanistische Linguistik/Lateinamerikanistik pela Freie Universität Berlin(1998) e doutora em Linguística Geral pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel(2012). Atualmente é Professora visitante/ Leitora do DAAD da Universidade Federal do Pará.

Sabine estará no festival no dia 15 de setembro, para um painel sobre bolsas e intercâmbios na Alemanha e Áustria.

Susana Kampff Lages

Doutora em Comunicação e Semiótica/Literatura (PUC-RS) e professora de Língua e Literatura Alemã na Universidade Federal Fluminense. Recebeu o Prêmio Jabuti (2003) por seu livro “Walter Benjamin. Tradução e melancolia”. Entre suas publicações recentes estão a coedição do livro “Espaços, tempos e vozes da tradução: entre literaturas e culturas de língua portuguesa e língua alemã”, com Kathrin Sartingen, e a organização do número “Homenagem a Augusto de Campos; Aporias e fluxos do tempo e da tradução” da revista outra travessia (2022), com Maria Aparecida Barbosa. Traduziu “O desaparecido ou Amerika” de Franz Kafka.

Susana estará no festival no dia 15 de setembro, para um encontro e debate.

Thiago Vitti Mariano

Mestre em Alemão como Língua Estrangeira pela Technische Universität Dresden (2010) e doutor em Letras (Alemão como Língua Estrangeira) pela Universidade Federal do Paraná (2018). Desde 2011 é docente de ensino superior da Universidade Federal do Paraná, na graduação em Letras. Tem experiência no ensino de línguas estrangeiras (alemão, português e inglês), com ênfase em alemão. Desde julho de 2018 é Vice-presidente para Alemão no Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação, contribuindo para as ações de internacionalização das universidades brasileiras assim como para a institucionalização de uma política linguística de ensino superior.

Thiago estará no festival no dia 15 de setembro, para um painel sobre bolsas e intercâmbios na Alemanha e Áustria.

Santa Catarina literária

Alencar Schueroff

Mestre em Educação e Doutor em Literatura, ambos pela UFSC. Professor há mais de 20 anos, atua presencial e virtualmente. Nas redes sociais, conta com um público de, aproximadamente, 100 mil pessoas. Criou a Jornada do Leitor (clube do livro), Literatura Pede Passagem (palestra para escolas) e a Teia Literária, um programa de ensino de literatura e comunicação que atende professores de Linguagens de todo o país.

Alencar estará no festival no dia 13 de setembro para uma palestra.

André Timm

Natural de Porto Alegre e radicado em Santa Catarina desde 2004, é autor de “Modos Inacabados de Morrer”, romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, também publicado na Itália, “Morte Sul Peste Oeste”, vencedor do Prêmio Minuano de Literatura 2021, e do recém-lançado “Objeto Cintilante: História Sulfúrea”.

André estará no festival no dia 15 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Caléu Nilson de Moraes

Graduado em História, fez mestrado em Antropologia Social e doutorado em Estudos da Tradução pela UFSC. Venceu o Concurso de Contos Silveira de Souza, da mesma UFSC, com a obra “Guia literário para machos”. É autor dos romances “Declínio e queda de mim mesmo”, “A morte do alquimista”, “As aventuras de Lorde Nélson” e “Schopenhauer e o Kung Fu”.

Caléu estará no festival no dia 15 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Cristiano Moreira

Doutor em literatura brasileira e Mestre em teoria literária pela UFSC. Autor de sete livros de poemas, dentre eles “Rebojo” (Papa terra), “Dente de cachorro” (Nave) e “Imagem de madeira” (Papel do mato).

Cristiano estará no festival no dia 15 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Daniel Martineschen

É professor Adjunto da área da Alemão no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Estudos Literários na UFPR, com trabalho sobre "o lugar da tradução no West-östlicher Divan de Goethe". Sua tradução de “Divã ocidento-oriental” de Johann Wolfgang Goethe venceu o prêmio Jabuti na categoria Tradução. É um dos tradutores de “Contos curtos do fim da vida”, com narrativas breves de Franz Kafka, no prelo pela Editora Estação Liberdade.

Daniel estará no evento no dia 14 de setembro, em uma performance.

Daniela Stoll

Doutora em Literatura pela UFSC e autora de “Do lado de dentro do mar” (2018), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.

Daniela estará no festival no dia 15 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Dirce Waltrick do Amarante

Ensaísta, tradutora e escritora e professora da UFSC. Autora, entre outros livros, de "Para Ler Finnegans Wake de James Joyce" e "James Joyce e Seus Tradutores". Organizou e cotraduziu "Finnegans Rivolta", de Joyce, que venceu o Prêmio Jabuti de tradução.

Dirce estará no festival no dia 14 de setembro, para uma mediação e sessão de autógrafos.

Fernando Boppré

Nascido em Florianópolis, atualmente reside em Chapecó (SC). Historiador e escritor, mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autor dos livros de poemas “Poço certo” e “Termas da desolação” e da biografia "Sándor Lénárd no fim do mundo". Escreveu e dirigiu o filme “Pequenos desencontros” (2009), baseado no conto de Silveira de Souza. Foi curador e diretor do Museu Hassis e chefe de serviço do Museu Victor Meirelles (IBRAM), atualmente é livreiro da Humana Sebo e Livraria.

Fernando estará no festival no dia 14 de setembro, para uma mediação e sessão de autógrafos.

Godofredo de Oliveira Neto

Membro da Academia Brasileira de Letras, Godofredo é um dos mais celebrados autores catarinenses. Autor de “O desenho extraviado de Hieronymus Bosch”, “Grito”, “Amores exilados”, “O bruxo do contestado”, e de outros treze livros, é formado em Letras e Altos Estudos Internacionais pela Sorbonne e docente da UFRJ desde 1980.

Godofredo estará no festival no dia 15 de setembro para um debate e para uma sessão de autógrafos.

Izabela Drozdowska-Broering

Doutora na área de Letras-Alemão pela Universidade de Adam Mickiewicz, da Polônia. É professora de Língua e Literatura Alemã no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também como tradutora e escritora. Traduziu para o polonês, entre outros, Karl Schlögel, Martina Löw, Jürgen Osterhammel, Gerhard Paul e, ultimamente, Frank Bösch. É uma das tradutoras de “Contos curtos do fim da vida”, com narrativas breves de Franz Kafka, no prelo pela Editora Estação Liberdade.

Izabela estará no evento no dia 14 de setembro, em uma performance.

Katherine Funke

Mestra e doutoranda em Literatura pela UFSC e editora da Micronotas. Autora de “Notas mínimas” (Solisluna), “Lucida Sans” (Micronotas) e “Flor também: cinco contos e um romance” (Penalux), dentre outros.

Katherine estará no festival no dia 15 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Marcio Markendorf

Doutor em em Teoria da Literatura pela UFSC. Professor Associado do Departamento de Artes da UFSC, lecionando no Curso de Bacharelado em Cinema, e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação na mesma universidade. É autor da novela "Soy loca, Lorca, feito um chien no chão” e do livro de contos "A lua fantasma", dentre outros.

Marcio estará no festival no dia 15 de setembro, para mediação em um debate e sessão de autógrafos.

Marcelo Lotufo

Mestre e doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos. Foi pesquisador pós doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com bolsa FAPESP. Marcelo também foi leitor de literatura inglesa na Universidade da Borgonha, França; pesquisador visitante no Instituto Ibero Americano, em Berlim; professor Substiuto em Literatura Brasileira na UFRJ e, atualmente, é Professor Adjunto de Literatura Brasileira, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É editor da Edições Jaboticaba.

Marcelo estará no evento no dia 14 de setembro, em uma performance.

Markus Weininger

Mestre em Filosofia Política pela Ludwigs Maximilian Universität München/Alemanha (1986) e doutor em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor associado da UFSC, e atua na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e é membro da Comissão Editorial dos Cadernos de Tradução (Florianópolis). É um dos tradutores de “Contos curtos do fim da vida”, com narrativas breves de Franz Kafka, no prelo pela Editora Estação Liberdade.

Markus estará no evento no dia 14 de setembro, em uma performance.

Patrícia Galelli

Mestra em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC e publicou os livros “Carne falsa” (Editora da Casa), “Cabeça de José” (Nave), “Um bicho que” (miríade) e o infantil “Gato-átomo” (Nave-nina).

Patrícia estará no festival no dia 15 de setembro, para um debate e sessão de autógrafos.

Stefanie Herzog

Alemã, mora no Brasil desde 2010. É professora de alemão e inglês e tradutora (DE-PT-ENG). Vive em Garopaba.

Stefanie estará no evento no dia 12 de setembro para uma conversa com a autora alemã Susanne Strasser.

Telma Scherer

Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela UFRGS, e bacharelado em Artes Visuais pela UDESC. Doutora em Teoria Literária (UFSC), com doutorado-sanduíche na Universidade do Porto (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2015 financiado pela CAPES/PDSE). Poeta, performer e ministrante de oficinas, com experiências em programações culturais de instituições como o SESC-SC e SESC-RS, a partir de 2006. Trabalhou em três edições da Bienal do Mercosul. Publicou “As avessas”, “Não alimente a escritora”, “Lugares ogros” e “Squirt”, dentre outros.

Telma estará no evento no dia 14 de setembro, em uma performance.

Espetáculos, contações e shows

Anna-Lena Menna Barreto

Alemã, formada em Letras Português-Alemão na UNISINOS, leciona há mais de 25 anos, dos quais 23 no Goethe-Institut Porto Alegre, onde trabalha também na Cooperação Pedagógica. Possui especialização em ensino de Alemão como Língua Estrangeira e Segunda Língua no Jardim de Infância e no Ensino Fundamental. Atua como consultora pedagógica para a editora alemã Klett.

Anna-Lena estará no evento nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro, com contações bilíngues Português/Alemão.

Coral da SCAR

Com cinco décadas de atividades, o Coral da Scar reúne dezenas de vozes para encantar gerações. A magia do canto coral reside na sua capacidade de unir pessoas de diferentes idades, origens, crenças e histórias em uma união de naipes de vozes, criando uma sinfonia de diversidade e inclusão. A cada cada apresentação, o Coral da Scar nos lembra o poder unificador e transformador da boa música, que transcende barreiras e toca profundamente o espírito humano.

O Coral da SCAR se apresentará na abertura oficial do evento, no dia 11 de setembro.

Estrela Leminski e Téo Ruiz

Artistas que se dedicam à palavra em suas mais variadas formas. Juntos escrevem não só canções, mas também livros e pesquisas acadêmicas sobre música e o mercado, sendo referência para diversos estudos na área, realizando palestras, oficinas e, claro, shows. Os últimos trabalhos renderam circulações pelo país e exterior, alcançando destaque nos principais veículos de comunicação. Passaram pelas 5 regiões do país com seus trabalhos, além de turnês pela Europa e Estados Unidos. Têm parcerias com nomes como Alzira Espíndola, Ceumar, Beto Vilares, Rodrigo Lemos, Lívia Lakomy, Kléber Albuquerque, Rogéria Holtz, Bernardo Bravo e já foram gravados por Juliana Kehl, Validuaté, Janaína Fellini, Juliana Cortes entre outros.

Estrela e Téo farão o show de encerramento do festival, no dia 15 de setembro.

Essaé Cia.

Surgiu em Joinville em fevereiro de 2010 com o objetivo de abordar diversas linguagens cênicas e opta por trabalhar com diretores convidados. Desde sua fundação a Cia já tem participações em eventos, projetos e festivais em diversos estados, atingindo um público de mais de 15 mil espectadores. Em seu formato atual, além de cursos e oficinas ministrados pelos seus integrantes, a Cia conta com 3 núcleos distintos de pesquisa artística: “Formas Animadas”, “Contação de Histórias” e “Atuação/ Clown”, onde seus espetáculos estão incluídos.

A Essaé estará no festival com dois espetáculos teatrais, nos dias 14 e 15 de setembro.

Feira de Editoras Independentes

As editoras Papel do Mato/Papa Terra, Micronotas, Gato Leitor, Editora Humana, Edições Jabuticaba, Traços & Capturas, Telos Editora, Butecanis Editora Cabocla, Danúbio Editora e Salto Grande/Kant/Ronin apresentam as preciosidades de seus catálogos.

A Feira acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro.

Gelson Bini

É mediador de leituras há vinte anos e já levou seu Guia de Leitura para 22 estados brasileiros, através do Departamento Nacional do Sesc. Em 2020/2021 o projeto Guia de Leitura foi certificado pelo selo O BRASIL QUE LÊ, da Cátedra Unesco/Itaú Cultural.

Gelson estará no evento nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro para mediações de leitura e contações de histórias.

Leticia Liesenfeld

É atriz e contadora de histórias. Mestra em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Teatro pela escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde 1997 em produções de Teatro e Dança e, desde 2003, como contadora de histórias no Brasil, em Portugal e Alemanha. Professora e coordenadora na Pós-Graduação em Narração Artística em A Casa Tombada, Faculdade de Conchas (FACON). Pesquisa sobre a retórica do corpo na narração oral e sobre o íntimo na comunicação.

Leticia estará no evento nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro para contações de histórias bilíngues Português/Alemão.

Orquestra Jovem da SCAR

A Orquestra Jovem faz parte de um sistema continuado de educação musical, formada por 40 alunos-músicos, que ganham experiência de repertório e de palco enquanto estudam e se preparam para ingressar em universidades, conservatórios e grandes orquestras.

Desde 2015, a Orquestra Jovem da SCAR vem entregando música e arte para a comunidade por meio de concertos gratuitos em toda a região do Vale do Itapocu e apresentações online.

A Orquestra Jovem da Scar se apresentará na abertura oficial do evento, no dia 11 de setembro, acompanhando o Coral da SCAR.

Trip Teatro

Foi fundada em 1989 e se firmou como uma importante companhia teatral do Brasil. Apresentou-se em todas as capitais do país e em outros 14 países de 3 continentes (América do Sul, Europa e Ásia), participando de importantes eventos do gênero. Criou em 2004 o “Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação” em Rio do Sul, desenvolvendo projetos culturais como festivais, eventos de formação e outras ações que lhe renderam diversos prêmios. No ano de 2012 foi homenageada com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e Governo do Estado de Santa Catarina.

Trip Teatro estará no evento nos dias 14 e 15 de setembro com espetáculos para crianças.

Susanne Gattaz

Alemã, mestra em Letras e Tradução pela Universidade de São Paulo, professora de alemão formada pelo Goethe-Institut de São Paulo e gestora de projetos educacionais no âmbito do ensino de alemão. Atualmente é consultora pedagógica da editora alemã Klett e coordena como voluntária o projeto “Bolando a História”, que visa o fomento à leitura de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Susanne estará no evento nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro para contações de histórias bilíngues.

Curador

Carlos Henrique Schroeder

Crítico literário, editor, escritor e curador. Schroeder escreveu os livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras), “História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros. Foi editor-executivo da Revista Pessoa, revista internacional de difusão da literatura em língua portuguesa, e diretor editorial da Editora da Casa. Já assinou a curadoria de mais de vinte eventos literários, com destaque para o Festival Nacional do Conto, Autores & Ideias SESC PR, Salão do Livro da Serra Catarinense, Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul e Flineve.