Ingressos

Exposições

O Flipomerode apresenta duas exposições que partem da vida e da obra de Franz Kafka, o nosso autor homenageado. A primeira é “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” em parceria com a UFPR, Centro Austríaco e Embaixada da Áustria, e coordenada pela Professora Drª Ruth Bohunovsky e pelo discente Vinícius Posansky com colaboração de Ana Claudia de Abreu F. de Oliveira, Bianca F. Pott, Edimara do Nascimento Quirino, Felipe Hoffmann Oliveira, James A. Kovalski, Mylena Ka Ismael, Natalia Zaniol Kayamori, Nina Stein Cescatto, Pedro Biaobock, Taissa Albertina de Nadai. A segunda é “Komplett Kafka”, desenvolvida pelo Goethe-Institut, em que o cartunista austríaco Nicolas Mahler ilustra a vida e a obra do mais popular autor de língua alemã de uma forma inimitavelmente espirituosa e pungente.

As exposições terão mediações com discentes de Letras/Alemão da UFPR.

Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses

O dia 3 de junho de 2024 marca o centenário da morte de Franz Kafka, um dos escritores mais influentes do século XX. Kafka nasceu em Praga, no então Império Austro-Húngaro, e durante sua vida produziu um vasto trabalho literário que transcende gerações e ainda hoje influencia a obra de diversos artistas.

Com essa perspectiva, a exposição” Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” convida os visitantes a conhecer algumas das múltiplas metamorfoses que a obra de Kafka experimentou ao ser traduzida, transformada para o cinema e teatro, e como influenciou outras obras literárias.

Komplett Kafka

Exposição criada pelo Goethe-Institut para homenagear o autor Franz Kafka, cujo centenário de morte acontece em 2024. Na exposição de cartazes, o cartunista austríaco Nicolas Mahler ilustra a vida e a obra do mais popular autor de língua alemã de uma forma inimitavelmente espirituosa e pungente.

Franz Kafka não se limitava a escrever prosa, também era apaixonado pelo desenho: “Sabes, eu já fui um grande desenhista”, escreveu meio irônico, meio orgulhoso à sua noiva Felice Bauer, em 1913, sobre as suas ambições artísticas. O seu desenho tinha-lhe dado “mais satisfação do que qualquer outra coisa”.

Nicolas Mahler, nascido em 1969, vive e trabalha como cartunista e ilustrador em Viena. Seus quadrinhos e cartoons aparecem em jornais e revistas como Die Zeit, NZZ am Sonntag, Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung e Titanic. Já recebeu vários prêmios pelo seu extenso trabalho, incluindo o Prêmio Max und Moritz para “Melhor Artista de Quadrinhos de Língua Alemã” em 2010, o Prêmio Literaturhäuser em 2015 e o Prêmio Sondermann em 2019. Mahler é diretor artístico da Escola de Poesia de Viena.