Ingressos
O evento

Programação gratuita para todas as idades, com grandes nomes da literatura, de 11 a 15 de setembro.

O Flipomerode é o único festival literário internacional de Santa Catarina e nasceu com o intuito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã e proporcionar um ponto de encontro de leitores dos mais diversos níveis e faixas etárias em um destino que respira turismo. São cinco dias de leituras, debates, palestras, exposições, espetáculos, venda de livros e outras atividades no Centro Cultural de Pomerode.

Um século sem Kafka

O tema do evento em 2024 é o centenário de morte de Franz Kafka, um dos escritores mais influentes do século 20. Kafka foi um escritor tcheco que produziu obras em língua alemã elevadas à condição de clássicos, difundidas e estudadas até hoje. Entre as mais conhecidas do público estão “O processo”, “O castelo” e ‘A metamorfose" — a surreal história de Gregor Samsa, o homem que acordou transformado em um inseto. Para celebrar a vida e obra de Kafka, o Flipomerode traz ao Brasil o escritor Reiner Stach, autor da mais aclamada biografia de Kafka, publicada em três volumes. Além de duas exposições sobre o autor, uma oficina, um café literário, uma performance e contações de histórias inspiradas na sua obra.

Bibliodiversidade

Outro destaque de nossa programação é a escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser, um fenômeno entre leitores de todas as idades e que já vendeu mais de 170.000 exemplares no Brasil. A literatura brasileira também pede passagem, com nomes como Aline Bei, Bernardo Carvalho, Estrela Leminski, Godofredo de Oliveira Neto, Joca Reiners Terron, Marcelo Backes, Natalia Timerman, Ricardo Aleixo e Susana Kampff Lages. Esta edição também dobrou o número de autores catarinenses em sua programação e trouxe como novidade a Feira de Editoras Independentes, justamente para difundir a bibliodiversidade do estado.

200 anos da imigração alemã no Brasil

Em 25 de julho de 1824, um grupo de 39 falantes de língua alemã chegou ao atual município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A data é considerada o marco zero do início da imigração alemã ao Brasil. Com contações de histórias bilíngues português/alemão, presença de autores alemães e de um painel sobre bolsas e intercâmbios na Alemanha e na Áustria, o Flipomerode marca sua contribuição nas comemorações do bicentenário.

Curadoria

A curadoria desta edição do Flipomerode é assinada pelo crítico literário, editor, escritor e curador Carlos Henrique Schroeder. Autor dos livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras), “História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros. Foi editor-executivo da Revista Pessoa, revista internacional de difusão da literatura em língua portuguesa, e diretor editorial da Editora da Casa. Já assinou a curadoria de mais de vinte eventos literários, com destaque para o Festival Nacional do Conto, Autores & Ideias SESC PR, Salão do Livro da Serra Catarinense, Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul e Flineve.

Unidos pela leitura

O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) é um projeto cultural realizado pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Flipomerode conta com o apoio da SCAR – Centro Cultural, Goethe-Institut, Centro Austríaco, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Câmara Literária de Pomerode (CLiP), e o incentivo de Kyly, Menegotti, Netzsch, Havan, Nugali, Agricopel, Lamitec, Mercotoys, Ekonova, Live!, Weiku, Grupo Calesita, Impressora Mayer, All4labels, Karsten, Maral e Damenny.