O Flipomerode é o único festival literário internacional de Santa Catarina e nasceu com o intuito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã e proporcionar um ponto de encontro de leitores dos mais diversos níveis e faixas etárias em um destino que respira turismo. São cinco dias de leituras, debates, palestras, exposições, espetáculos, venda de livros e outras atividades no Centro Cultural de Pomerode.
O tema do evento em 2024 é o centenário de morte de Franz Kafka, um dos escritores mais influentes do século 20. Kafka foi um escritor tcheco que produziu obras em língua alemã elevadas à condição de clássicos, difundidas e estudadas até hoje. Entre as mais conhecidas do público estão “O processo”, “O castelo” e ‘A metamorfose" — a surreal história de Gregor Samsa, o homem que acordou transformado em um inseto. Para celebrar a vida e obra de Kafka, o Flipomerode traz ao Brasil o escritor Reiner Stach, autor da mais aclamada biografia de Kafka, publicada em três volumes. Além de duas exposições sobre o autor, uma oficina, um café literário, uma performance e contações de histórias inspiradas na sua obra.
Outro destaque de nossa programação é a escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser, um fenômeno entre leitores de todas as idades e que já vendeu mais de 170.000 exemplares no Brasil. A literatura brasileira também pede passagem, com nomes como Aline Bei, Bernardo Carvalho, Estrela Leminski, Godofredo de Oliveira Neto, Joca Reiners Terron, Marcelo Backes, Natalia Timerman, Ricardo Aleixo e Susana Kampff Lages. Esta edição também dobrou o número de autores catarinenses em sua programação e trouxe como novidade a Feira de Editoras Independentes, justamente para difundir a bibliodiversidade do estado.
Em 25 de julho de 1824, um grupo de 39 falantes de língua alemã chegou ao atual município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A data é considerada o marco zero do início da imigração alemã ao Brasil. Com contações de histórias bilíngues português/alemão, presença de autores alemães e de um painel sobre bolsas e intercâmbios na Alemanha e na Áustria, o Flipomerode marca sua contribuição nas comemorações do bicentenário.
A curadoria desta edição do Flipomerode é assinada pelo crítico literário, editor, escritor e curador Carlos Henrique Schroeder. Autor dos livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras), “História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros. Foi editor-executivo da Revista Pessoa, revista internacional de difusão da literatura em língua portuguesa, e diretor editorial da Editora da Casa. Já assinou a curadoria de mais de vinte eventos literários, com destaque para o Festival Nacional do Conto, Autores & Ideias SESC PR, Salão do Livro da Serra Catarinense, Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul e Flineve.
O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) é um projeto cultural realizado pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Flipomerode conta com o apoio da SCAR – Centro Cultural, Goethe-Institut, Centro Austríaco, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Câmara Literária de Pomerode (CLiP), e o incentivo de Kyly, Menegotti, Netzsch, Havan, Nugali, Agricopel, Lamitec, Mercotoys, Ekonova, Live!, Weiku, Grupo Calesita, Impressora Mayer, All4labels, Karsten, Maral e Damenny.